quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vagas do ensino superior "chegam para as encomendas"

Milhares de jovens começam na quinta-feira a candidatar-se ao Ensino Superior para preencher 54.068 vagas, apenas mais 82 do que no ano passado, mas que o responsável pela acreditação dos cursos considera suficientes para as actuais necessidades.

"Em termos de vagas globais, neste momento o circuito está mais ou menos fechado", disse à agência Lusa o presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). De acordo com Alberto Amaral, a evolução das vagas destinadas aos estudantes que concluem o ensino secundário reflecte a queda demográfica nacional. 

A passagem da escolaridade obrigatória para 12 anos poderá, no entanto, vir a ditar dentro de alguns anos um aumento da procura.

Deverão também aumentar as necessidades de oferta para maiores de 23 anos, "indivíduos que estão no mercado de trabalho e vêm adquirir novas competências", referiu.

A tendência é ainda para o aumento dos ciclos curtos como "está previsto nos contratos de confiança" que o Governo assinou com as instituições de ensino superior.

Os dados publicados pela A3ES revelam a grande prevalência de mestrados e doutoramentos nos últimos anos.
Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário