terça-feira, 14 de junho de 2011

Universidade do Minho passa a fundação



O Conselho Geral da Universidade do Minho (UM) votou, esta segunda-feira, a passagem da universidade a Fundação. Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho, disse ao JN que a mudança foi aprovada com "16 votos a favor e apenas 7 contra".

"Todo o processo foi exemplar, houve um longo debate interno, ouvimos especialistas nacionais e internacionais e foi esta a decisão tomada", frisou.

A decisão da passagem da UM a Fundação com os votos favoráveis da Associação Académica e dos representantes dos professores. Contudo, dois mil, dos 15 mil que frequentam a universidade, e duzentos docentes pediram, por escrito, a realização de um referendo sobre o assunto.

A decisão desta segunda-feira faz com que a Universidade do Minho passe a ser gerida por um Conselho de Curadores e de acordo com o regime jurídico que regula as fundações. Alunos, funcionários e professores temem que o novo modelo de gestão possa implicar alterações de contrato de trabalho e um aumento das propinas.

A mudança para o regime fundacional foi aprovada com 16 votos a favor e sete contra, revelou o presidente do Conselho Geral (CG), Luís Braga da Cruz.

"Este foi um momento de deliberação. A questão já tinha sido discutida. Este processo começou há três anos e não acaba aqui. Esta deliberação autoriza o reitor a iniciar uma negociação com a tutela e só depois será assinado um contrato-programa entre a instituição e o Governo", explicou.

FONTE: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário