quarta-feira, 25 de maio de 2011

Entrevista a Daniel Domingues Campeão Nacional de Bilhar 2011

Daniel Domingues foi um dos campeões da U.Porto nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que decorreram em Coimbra entre os dias 10 e 19 de Abril.

A U.Porto não poderia ter tido melhor estreia na modalidade de Bilhar. Daniel Domingues, atleta federado de bilhar e estudante do 4º ano de Engenharia Química na FEUP, participou pela primeira vez nas competições universitárias sagrando-se campeão nacional pela equipa da U.Porto.
Daniel é do clube ABGaia e terceiro lugar no ranking da 1ª divisão de Pool Português no Porto


P:Tendo em conta que também foi uma estreia tua, que balanço fazes da competição universitária?
R: Foi muito boa! Em primeiro lugar porque os organizadores da prova e as condições da sala da Académica de Coimbra foram excelentes. Em segundo lugar porque houve um clima de desportivismo e amizade entre os atletas que é sempre de salutar. Em terceiro porque o nível da competição foi muito razoável e quarto porque consegui ganhar esta competição, que era o objectivo que estabeleci para esta prova.



P: A nível federado, o Bilhar conta com boas condições?
R: O bilhar português a nível federado está muito concentrado na zona do grande Porto, grande Lisboa e Madeira mas com o tempo está a chegar ao país todo. Existem locais excelentes para a prática do bilhar no nosso país. A nível federativo, nestes últimos dois anos, tem havido um esforço por parte da Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) em levar os atletas Portugueses a provas europeias e mundiais de maneira a que o bilhar em Portugal se desenvolva. Os resultados por parte dos nossos atletas têm sido excelentes provando a qualidade do bilhar nacional. Porém a FPB não é rigorosa ao nível do cumprimento do seu calendário de provas e penso que esse factor e creio que essa falta de rigor organização tem afastado alguns clubes e atletas.


P:Os mais novos ainda procuram este desporto?

R: Creio que não vou mentir se disser que os melhores atletas de bilhar portugueses estão entre 20-35 anos. Tendo também em conta que a FPB este ano voltou a organizar um campeonato nacional de esperanças (prova que esteve muito tempo sem ser organizada) posso dizer que os mais novos procuram o bilhar com bastante frequência.



P:Achas que grande parte das pessoas pensa que o bilhar é um "desporto de café"?
R: Claro que pensam e também dizem que o bilhar não é um desporto mas sim um jogo, dizendo isso no sentido negativo. Para a grande parte das pessoas tudo o que não seja correr atrás de uma bola não é desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário